Páginas

>Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. (2Tm2.4)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Hoje e ontem: conhecendo satanás para a batalha espiritual


Uma das bases mais utilizadas atualmente para se realizar a batalha espiritual, ou a batalha contra o mal, é conhecer o inimigo. Muitas vezes é vista a afirmação de que não venceremos se não soubermos como o inimigo atua: de que forma ele ataca, quais são suas estratégias, de que forma ele articula seus planos, como é a possessão (é na mente, no corpo, na pele etc) dentre tantos outros pontos, enfim se procura saber os segredos de Satanás, como funciona o seu reino. Obter um conhecimento muitas vezes "revelado". Mas se temos que conhecer o  inimigo para vencê-lo, porque não voltar-se simplesmente e só para o que a Bíblia diz, sem esses pormenores que Ela não menciona claramente, levando-nos a ver qualquer texto fora de contexto, para adaptar à experiência, ou pior, até criar algo (acrescentar quase) que não está nas Escrituras, um perigo.

Hoje se procura conhecer segredos antigos, e modernos de satanás, no entanto algo sobre esse tema e que me surpreendeu numa leitura feita recentemente foi uma citação feita pelo Dr Greg L. Bahnsen de um texto bíblico que já havia lido várias vezes, mas que nunca havia chamado minha atenção. Esse texto faz referência ao conhecimento das coisas ocultas, segredos profundos de satanás, isso foi observado e apontado na igreja de Tiatira (cidade da Ásia Menor).
Em Tiatira, como nas grandes cidades subjugadas pelo império romano, havia a adoração a vários deuses, e a igreja estava inserida em meio a um lugar caracterizado pelo misticismo, dominado não por Deus , mas pelo príncipe deste século (no sentido de submissão). Entretanto como afirma Bahnsen: " No entanto, ainda que satanás exercesse o poder central sobre a história, uma seita herética e mística dentro da igreja se orgulhava de uma suposta compreensão doutrinária (como dizem) dos 'profundos segredos de satanás' (Ap 2.24). Sua ênfase recaía sobre o príncipe das trevas ao invés de sobre a Luz do mundo, e apesar de seus experimentos concentrados nas coisas de satanás, esses 'jezabitas' pensavam equivocadamente que haviam aprimorado sua caminhada cristã" (A pessoa, obra e o status atual de satanás, Monergismo.com). Havia na igreja de Tiatira a disseminação de um certo conhecimento das profundezas de satanás, porém Jesus ao se referir a igreja fala o seguinte para os fiéis: "Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês..." (Ap 2.24 - NVI). Ele reprova esse grupo dito conhecedor, pois afirma que aqueles que não seguiram esses ensinamentos, e não se preocuparam em buscar esse tipo de conhecimento não teriam sobre eles outra carga. E mais na continuação do texto Jesus fala o que deveriam fazer: "tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações." (Ap2.25-26 - NVI). Eles ao invés de ficar preocupados em ficar conhecendo coisas  ocultas, deveriam procurar permanecer no que já possuíam: obras, amor, fé, serviço, perseverança, fazendo mais do que no princípio (Ap 2.19), e permanecer fazendo a vontade de Deus até o fim (Ap 2.26).
Sem se enganar achando que ao conhecer um monte de coisas não-bíblicas e até com roupagem bíblica está sendo mais parecido com Jesus, está como disse na citação acima: "aprimorando a sua caminha cristã"; que engano traiçoeiro; conhecer satanás não quer dizer que conhecemos Jesus.
Sendo assim, não precisamos conhecer nenhuma "profundeza" de satanás para a batalha espiritual (só o que a Bíblia diz, e isso é importante -  em outros momentos comentamos), mas isto é o que devemos centralizar:
vida em Cristo, abundante, submissa, obediente e de abnegação em prol do Reino.
A batalha começa conosco mesmos. O conflito primário é se conhecer (como é difícil). E a luta é se submeter ao senhorio de Cristo, usando as armas descritas por Jesus: vida com Ele e Nele, permanecendo no evangelho, e vencendo pelo poder concedido pela obra redentora no calvário, e no poder do Espírito Santo.

Em Cristo, que venceu a morte para nos matar nEle, para ressuscitarmos nEle em novidade de vida e na força do Espírito Santo.

Luís Gustavo Soares.

4 comentários:

  1. É isso aí Gustavo, as pessoas buscam em nome de Deus conhecer a Satanás e suas estratégias e acabam se esquecendo do próprio amor de Deus.
    Parabéns pelo blog, está muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Opa, com certeza quero conhecer muito mais as profundezas de Deus do que as de satanás. Quero Jesus! rsrsrs bjao, e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. bons textos. prossigamos. ja estou seguindo lamarque

    ResponderExcluir
  4. é verdade.Pena que não seja comum o ensino bíblico a respeito de satanás, anjos, demônios - enfim sobre esse mundo invisível e sobrenatural. Como é um assunto que desperta a curiosidade e é tido como tabu na igreja, as pessoas acabam indo procurar outras fontes para se informar. existem inclusive ministérios de libertação que usam rituais idênticos aos do satanismo e bruxaria, para expulsar demônios. Muito boa reflexão.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...