Páginas

>Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. (2Tm2.4)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um detalhe na eternidade


Todo cristão passa por provações. Mas o que é provação mesmo? Provação surge quando a minha fé é colocada em jogo. Pedro foi provado numa situação em que estava se aquentando numa fogueira, situação em que negou a Jesus. Nega-se sem perceber, quando olhou já fez. O amor de si mesmo quando é superior ao amor destinado ao Salvador míngua, seca o vigor na hora da provação. O texto na primeira carta de Pedro - "Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé..." (1Pe 1.6-7a) - mostra bem a presença da provação para confirmação da fé que a pessoa possui. Uma fé que não suporta provação é uma fé sem vigor, é uma fé sem raízes, é uma fé sem alicerces, é uma fé sem conhecimento, é uma fé morta, é ausência de fé. A verdade é que muitos passam por provações, e são nelas que observamos em nós mesmos o quanto nossa confiança está pautada no amor a nós, ou no amor a Jesus.

Se nós murmuramos, se nós colocamos Deus na parede, se nós desistimos de tudo, se nós simplesmente paramos, se nós desacreditamos da possibilidade em Deus, se nós... temos que repensar, temos que analisar, temos que examinar lá dentro no que eu mesmo acredito, e não apenas acredito, mas vivo (se é que vivo), que corre nas veias fazendo parte de mim e me dá vida.

Está escrito no texto citado: "no presente, por breve tempo", isso mostra algo que não compreendemos totalmente. Todo mundo que passa por provas tem impressão de que enquanto a mesma ocorre o que menos passa é o tempo, a eternidade parece estar já atuante. No sofrimento muitas vezes a impressão é que a Terra parou de forma que não gira mais, sem seu movimento de rotação, o tempo fica com a impressão de que não passa. Mas o que o texto nos diz é que o tempo é breve, ou seja, passa rápido. Ah! mas já está durando 50 anos! Mas o que são cinquenta anos diante da eternidade. Na dor o tempo pára. Na fé o tempo passa, e logo passa, e chega a eternidade, por isso a provação é apenas detalhe quando comparada à eternidade. A questão é que nós nos apegamos apenas ao presente, ao agora, e com nossa mentalidade doentia se acaba confundindo fé com ausência de provas. Grande é o conflito dos crentes intocáveis, quando são tocados. A prova existe e ela mostra  quanto sua fé é genuína. Não se passa por ela para te dar mais fé, mas para evidenciar sua fé, dom de Deus (Ef 2.) afinal em 1 Pe 1.5 é Deus com seu poder que nos guarda, mediante a fé, para a salvação revelada em Cristo Jesus com a promessa de que será revelada no último tempo. É nessa esperança que se pode passar pelas provações que surgem, e "crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória" (1 Pe 1.8b) porque conheceu a Jesus "a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo", e nesse amor porque foi amada para ser salvo é que a fé não desfalece nas provações, porque sabe em quem tem crido.

NEle, que foi provado no deserto, na vida, na cruz, na morte, para sermos aprovados através de sua aprovação.

Luís Gustavo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...